Amigo, você quer aprender como fechar mais vendas no comércio e vender muito?
Então continue lendo e vamos aprender.
O fechamento no processo da venda é o momento mais esperado pelo profissional de vendas, e também é o mais delicado, pois muitas objeções podem ser colocadas pelo cliente. Mas, se o profissional fez uma abordagem impecável e uma apresentação dos produtos emocionante e encantadora, com toda a certeza muitas dessas objeções já foram superadas.
A priori o profissional tem que ficar atento aos sinais de compra que o cliente irá demonstrar durante os processos de abordagem e apresentação do produto, porque esses sinais nessas fases vão ajudar muito a delinear um fechamento de sucesso.
Citarei alguns Sinais que na abordagem ocorre: Hoje eu quero comprar 1 ou mais produtos, eu gosto de comprar aqui, essa é minha loja preferida, eu sempre compro aqui. E na apresentação estão alguns sinais: O que esse produto faz? Nossa que legal, que maravilhoso, que prático esse produto, quanto custa esse produto? Qual a forma de pagamento dele? E por aí vai.
Muitas vezes na apresentação é bom ir separando os produtos que foram dados os sinais de compra pelo cliente levando eles até o balcão ou usando um carrinho ou uma cesta, porque em muitos casos é apresentado vários produtos e o cliente olha quase toda a loja, esquece da maioria dos que ele viu e acaba não comprando nada.
Por isso, com a separação dos produtos sinalizados pelo cliente esse risco fica amenizado e a negociação fica mais divertida e lucrativa no fechamento. Mas, lembre profissional de vendas, ainda nesse aspecto é bom tomar cuidado para não confundir a cabeça do cliente com muitos produtos, sempre analisar bem o perfil do cliente e o que ele realmente necessita.
Se não for possível agir separando os produtos devido o seu peso ou tamanho e se forem produtos de alto valor não é recomendado apresentar muitos produtos, e quando o cliente mostrar os sinais de compra, o correto é focar e com segurança olhando nos olhos do cliente tentar fechar a venda fazendo perguntas abertas e positivas com várias alternativas de pagamento.
Citando alguns exemplos de perguntas: Cliente, o que te agradou mais? O cliente vai pagar à vista ou parcelado? No cartão ou no dinheiro? É claro que essas perguntas dependem da política de venda do estabelecimento, das ações de marketing, enfim de todas as vantagens que o profissional pode apresentar ao cliente para encantá-lo e por fim realizar o fechamento.
Amigo, espero ter ajudado com esses ensinamentos a você fechar mais vendas no comércio e gostaria de pedir para que compartilhe, curta, comente, faça perguntas sobre o tema e indiquem aos amigos para que nós possamos juntos evoluir e melhorar nossas vidas.
Obrigado pela atenção, forte abraço e até mais
Professor Hugo 😃
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