Amigo, você quer ter o seu cérebro mais saudável e uma vida mais feliz?
Então continue lendo e vamos aprender
Nesta série de artigos eu vou destacar os três principais fatores cientificamente comprovados que ajudam o nosso cérebro a ser mais saudável e que consequentemente nos proporcionam uma vida mais feliz.
Esses fatores são:
Atividade física regular.
Alimentação saudável.
Sono reparador.
Começarei essa série de artigos descrevendo sobre a atividade física regular, que posso definir como qualquer movimento corporal que resulta em um gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos, correr, pular, nadar, musculação, esportes, enfim, toda atividade física que faz o corpo sair do estado de repouso e perdura por no mínimo 30 minutos é o grande aliado para tornar o cérebro mais saudável.
Um dos primeiros benefícios que atividade física regular proporciona ao cérebro e para o corpo como um todo é o desenvolvimento da coordenação motora, sendo ela responsável pela capacidade do cérebro em equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações, resultando em uma ação global mais eficiente, prática e econômica que permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
A atividade física regular tem efeitos benéficos a curto e médio prazo sobre o cérebro, produzindo várias substâncias que são liberadas dentre as principais posso destacar:
A endorfina é o hormônio que modula a sensação da dor e nos proporciona o bem estar sendo produzido pelo próprio organismo na glândula hipófise.
A serotonina é o hormônio que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais.
A dopamina é o hormônio que produz a sensação de prazer e sua função principal é ativar os circuitos de recompensa do cérebro.
Quando praticamos atividade física nós aumentamos a chegada de sangue oxigenado no hipocampo, que são as estruturas profundas responsáveis pelo processo de memorização e essas estruturas ganham novos neurônios, melhorando a memória e a intelectualidade.
Outro fator de extrema importância quando a atividade física é praticada diariamente ou no mínimo 3 vezes por semana 30 minutos é o aumento da capacidade cardiorrespiratória, reduzindo a pressão sanguínea do corpo em repouso, o que diminui o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Portanto, a atividade física regular é primordial para a saúde do cérebro, sendo ela a gente para prevenir o surgimento de doenças cerebrais e físicas, como o estresse e a depressão, retardando o surgimento da demência nos seres humanos com avanço da idade, principalmente a doença Alzheimer.
Gostou e quer saber mais?
Simples é só você curtir e acompanhar a Voar Alto – Consultoria Pessoal, Esportiva e Empresarial e ficar ligado, porque sempre terá muito conteúdo maravilhoso para lhe ajudar e é de graça aproveite.
Amigo, agradeço a atenção e peço gentilmente para você compartilhar os artigos e indicar esse site para os amigos que precisem de orientação e ajuda, aproveito também para convidar vocês para juntos fazermos deste mundo um lugar melhor para nós vivermos.
Um forte abraço e até mais!
Professor Hugo 😀
0 comentário