Voar Alto

AMIGO, VOCÊ QUER TER O SEU CÉREBRO MAIS SAUDÁVEL E UMA VIDA MAIS FELIZ ATRAVÉS DO SONO REPARADOR?

Então continue lendo e vamos aprender juntos.

De acordo com os estudos científicos mais recentes o sono reparador é um dos fatores principais para a saúde do cérebro, porque enquanto dormimos, ele aproveita para fazer a limpeza, descartando células mortas e moléculas da proteína beta-amiloide, cujo acúmulo impede as conexões entre neurônios o que pode com o envelhecimento levar a doença Alzheimer.

No auxílio do sono reparador nós temos a importante glândula pineal, que é uma pequena glândula endócrina no cérebro dos vertebrados. A glândula pineal produz melatonina, um hormônio derivado da serotonina que modula os padrões de sono nos ciclos circadiano e sazonal.

Ao escurecer os níveis do hormônio melatonina aumentam no organismo, sendo que esse hormônio tem a função de regular o sono nos seres humanos, e para que ele aja com maior eficácia é importante que o ambiente na hora de dormir seja bem escuro eliminando qualquer fonte de luz e som.

Nesse contexto o exercício físico deve ser praticado no mínimo 2 a 3 horas antes de dormir, também deve-se tomar cuidado com a alimentação que deve ser mais regrada e leve a noite obedecendo umas 2 a 3 horas antes do sono.
O sono reparador tem quatro fases:
N1: fase do sono bastante leve e superficial.
N2: fase do sono leve com duração um pouco maior que a anterior.
N3: fase profunda, fase responsável pela liberação do hormônio do crescimento (GH)
Rem: fase dos movimentos rápidos dos olhos, do aprendizado, sonhos e retenção da memória.

Essas fases têm que ser passadas de forma padrão, sem interrupções, para que o cérebro realize a limpeza e esteja descansado no dia seguinte e também para que a memória seja consolidada.

Em média uma criança de 9 a 10 anos precisa entre 9 a 10 horas de sono e o adulto entre 7 a 8 horas.

O sono reparador garante uma sobrevida maior para os seres humanos e evita que os mesmos adquiram doenças cognitivas, também diminui a gordura corporal auxiliando na regulação de hormônios como a grelina e a leptina.

Gostou e quer saber mais?

Simples é só você curtir e acompanhar a Voar Alto – Consultoria Pessoal, Esportiva e Empresarial e ficar ligado, porque sempre terá muito conteúdo maravilhoso para lhe ajudar e é de graça aproveite.

Amigo, agradeço a atenção e peço gentilmente para você compartilhar os artigos e indicar esse site para os amigos que precisem de orientação e ajuda, aproveito também para convidar vocês para juntos fazermos deste mundo um lugar melhor para nós vivermos.

Um forte abraço e até mais!
Professor Hugo

Categorias: Neurociência

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *