AMIGO, VOCÊ QUER TER O SEU CÉREBRO MAIS SAUDÁVEL E UMA VIDA MAIS FELIZ ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?
Então continue lendo e vamos aprender juntos.
Podemos definir a alimentação saudável como sendo a ingestão e combinação das proteínas, vitaminas e carboidratos de forma equilibrada no organismo, tendo como objetivo principal manter e melhorar a saúde do ser humano como um todo.
Na atualidade vários estudos apontam que a alimentação saudável é responsável pela saúde do cérebro, sendo que tudo esta conectado em nosso corpo. E quando comemos coisas boas o fortalecemos e quando nos alimentamos de forma errônea ele é agredido.
Adotar uma alimentação saudável rica em proteínas é primordial para a saúde do cérebro, pois através delas nós obtemos os 9 aminoácidos essenciais, que desempenham papéis importantes no organismo, como melhorar o humor, o sono, o desempenho físico e diminuir a perda muscular.
Para um cérebro mais saudável a alimentação deve evitar o déficit de vitaminas essenciais, dentre elas posso destacar, b6, b12 e folato que protegem o nosso DNA e melhoram os hormônios e as nossas conexões neurais. A vitamina D também vem ganhando destaque nesse contesto, pois, de acordo com vários estudos quando ela esta deficiente é um dos fatores que provoca a depressão, essa deficiência ocorre pela nossa baixa exposição ao sol que é o principal agente para a produção de vitamina D em nosso corpo.
Os carboidratos em uma alimentação saudável exercem função importante para suprir algumas deficiências do nosso organismo, sendo eles responsáveis pela principal fonte de energia do cérebro mantendo em alta os níveis de serotonina, mas, esses carboidratos devem vir de produtos integrais não os processados, principalmente evitando os açúcares e as farinhas brancas, pois, eles fazem com que ocorram os picos de açucares no organismo e prejudicam a produção de vários hormônios do bem, causando sim, inflamações e o desequilíbrio da insulina e da serotonina.
Nesse contexto vemos a importância do equilíbrio entre esses fatores, para que ocorra a harmonização hormonal tão benéfica ao cérebro e quando colocamos a atividade física regular e sono reparador junto nessa balança os resultados são fantásticos.
Muitas das doenças cerebrais e que nos causam disfunção principalmente com o avanço da idade, estão ligadas as inflamações que ocorrem no cérebro, principalmente o Alzheimer. E como sabemos que 80% da nossa imunidade é produzida no intestino, então fica fácil saber por que a alimentação saudável é primordial para a diminuição da incidência de várias doenças.
Falando em intestino já foi comprovado que ele tem seu próprio sistema nervoso e que a serotonina hormônio da felicidade tem maior fabricação no mesmo e se ele for agredido por alimentos ruins o corpo todo sente e as consequências ocorrem também no cérebro.
Para finalizar esse artigo nós temos que começar a reeducação alimentar aos poucos, para que ocorra a desintoxicação de forma equilibrada, e o seu metabolismo reaja e aumente a energia para as atividades cotidianas. Dentro dessa reeducação cito alimentos como, água, frutas, verduras, ovos, carnes magras, enfim, alimentos que trazem benefícios para nossa saúde.
Gostou amigo, quer saber mais?
Simples é só você curtir e acompanhar a Voar Alto – Consultoria Pessoal, Esportiva e Empresarial e ficar ligado, porque sempre terá muito conteúdo maravilhoso para lhe ajudar e é de graça aproveite.
Amigo, agradeço a atenção e peço gentilmente para você compartilhar os artigos e indicar esse site para os amigos que precisem de orientação e ajuda, aproveito também para convocar você para juntos fazermos desse mundo um lugar melhor para nós vivermos.
Um forte abraço e até mais!
Professor Hugo 😀
0 comentário